PUBLICIDADE

Mundo

Texas torna-se primeiro Estado a recusar refugiados após decreto de Trump

10 jan 2020 - 19h23
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Texas, Greg Abbott, tornou-se nesta sexta-feira o primeiro governador dos Estados Unidos a se recusar a aceitar refugiados depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou um decreto dando poder as jurisdições locais a consentirem ou não com um programa federal de reassentamento.

Governador do Texas, Greg Abbott, em Austin 
13/04/2019 John Gutierrez-USA TODAY Sports
Governador do Texas, Greg Abbott, em Austin 13/04/2019 John Gutierrez-USA TODAY Sports
Foto: Reuters

"Atualmente, as organizações estatais e sem fins lucrativos têm a responsabilidade de dedicar recursos disponíveis para aqueles que já estão aqui, incluindo refugiados, migrantes e sem-teto", disse Abbott, um republicano, em carta ao Departamento de Estado dos EUA. "Como resultado, o Texas não pode consentir", com o reassentamento de refugiados neste ano fiscal, afirmou ele.

A decisão é um grande golpe para o programa de refugiados norte-americano, uma vez que o Texas é o maior destinatário de refugiados no país. O Departamento de Estado não respondeu, de forma imediata, a um pedido de comentário.

Até agora, 41 governadores, dos quais 18 são republicanos, e pelo menos sete dúzias de autoridades locais concordaram com o reassentamento, de acordo com um levantamento da agência de reassentamento Lutheran Immigration and Refugee Service.

Até o momento, a Flórida e a Geórgia, outros grandes destinatários de refugiados, têm permanecido em silêncio em relação às suas posições. O departamento do governador na Flórida disse que ainda está analisando a questão e a Geórgia recusou-se a comentar.

Reduzir imigração tem sido um item central do governo Trump e da campanha de reeleição para 2020. Um de seus primeiros atos depois de assumir o cargo, em janeiro de 2017, foi emitir um decreto limitando o número máximo de refugiados naquele ano em 50 mil. Desde então, o limite tem sido reduzido anualmente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade