Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tempestade Julia deixa ao menos 14 mortos na América Central e segue para o México

As vítimas confirmadas são em El Salvador e Honduras

10 out 2022 - 16h52
(atualizado às 18h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores limpam área atingida por deslizamento provocado pela tempestade tropical Julia em San Salvador
Moradores limpam área atingida por deslizamento provocado pela tempestade tropical Julia em San Salvador
Foto: Jose Cabezas

O número de mortos pela tempestade tropical Julia subiu para pelo menos 14 nesta segunda-feira, 10, disseram autoridades, com vítimas confirmadas em El Salvador e Honduras, depois que a tempestade provocou fortes chuvas em uma faixa da América Central e no sul do México.

As autoridades salvadorenhas relataram a morte de nove pessoas na manhã de segunda-feira devido à tempestade Julia, incluindo cinco soldados, enquanto pelo menos 830 pessoas foram retiradas de áreas de risco.

As autoridades de El Salvador e da Guatemala também cancelaram as aulas na segunda-feira.

Em Honduras, cinco vítimas foram confirmadas, incluindo uma mulher de 22 anos que morreu no domingo após ser arrastada pelas águas da enchente, e uma jovem e um menino de quatro anos em um barco que virou perto da fronteira com a Nicarágua no sábado à noite, disseram autoridades.

A tempestade Julia desembarcou no domingo na costa caribenha da Nicarágua antes de cruzar o Oceano Pacífico.

Na segunda-feira, a tempestade estava se movendo para noroeste a 24 km/h ao longo da costa de El Salvador em direção à Guatemala, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), que tem sede em Miami estimou que os ventos máximos sustentados de Julia atualmente estão em cerca de 56 km/h, com seu centro localizado a cerca de 56 quilômetros de Puerto San Jose Guatemala, na costa do Oceano Pacífico.

A tempestade deve enfraquecer na noite de segunda-feira. Mas chuvas fortes podem, no entanto, causar inundações e deslizamentos de terra com risco de vida à medida que se dissipam, disse o NHC, e há previsão de 120 a 250 milímetros de chuva em El Salvador e no sul da Guetemala. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade