Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tartarugas gigantes de Galápagos pertencem a uma nova espécie, diz Parque Nacional

11 mar 2022 - 16h07
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma investigação científica descobriu que um tipo de tartaruga gigante presente em uma das ilhas do arquipélago de Galápagos no Equador não corresponde à espécie que se imaginava anteriormente, mas a uma nova linhagem que ainda não foi descrita pela ciência, disse o Parque Nacional Galápagos.

Anteriormente identificada como Chelonoidis chathamensis, tartaruga gigante corresponde geneticamente a uma espécie diferente. 16/01/2019 Galapagos National Park/Divulgação via REUTERS
Anteriormente identificada como Chelonoidis chathamensis, tartaruga gigante corresponde geneticamente a uma espécie diferente. 16/01/2019 Galapagos National Park/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

O estudo concluiu que a espécie de tartaruga gigante que atualmente habita a ilha San Cristóbal, até agora cientificamente conhecida como Chelonoidis chathamensis, corresponde geneticamente a uma espécie diferente.

A descoberta foi feita por meio de uma comparação genética dos animais com uma amostra da espécie já descrita, disse o comunicado do Parque Nacional Galápagos na quinta-feira, em um estudo realizado pela Universidade de Newcastle, a Universidade de Yale e o Galápagos Conervancy.

Os estudos genéticos das tartarugas gigantes nas ilhas de origem vulcânica começaram em 1995 e todas as espécies sobreviventes foram descritas em quatro anos. Em seguida, o Parque Nacional Galápagos realizou o estudo das espécies extintas.

Os cientistas acreditam que a linhagem que antes se pensava corresponder às tartarugas de San Cristóbal pode pertencer a uma espécie extinta que coabitava com a sobrevivente, explicou o comunicado.

Nas Galápagos, que inspiraram a teoria da evolução das espécies do cientista britânico Charles Darwin no século 19, há uma grande variedade de tartarugas, junto com flamingos, atobás, e albatrozes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade