PUBLICIDADE

Mundo

Taliban diz que cancelamento de negociações significará mais vidas perdidas dos EUA

8 set 2019 - 10h43
Compartilhar
Exibir comentários

O Taliban disse no domingo que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cancelar as negociações de paz com sua liderança levaria a uma perda adicional de vidas e bens norte-americanos.

"Os americanos sofrerão mais do que ninguém por cancelar as negociações", disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do grupo insurgente, em comunicado.

Ele disse que as negociações estavam sendo conduzidas sem incidentes até sábado, e os dois lados tinham concordado em manter negociações intra-afegãs em 23 de setembro.

No sábado, Trump cancelou as negociações de paz com os líderes do Taliban no Afeganistão depois que o grupo assumiu a responsabilidade na semana passada por um ataque em Cabul que matou um soldado norte-americano e outras 11 pessoas.

Trump disse que planejava uma reunião secreta com os "principais líderes" do Taliban no domingo, em um complexo presidencial em Camp David. Trump disse que também planejava se reunir com o presidente do Afeganistão.

Mas o presidente norte-americano disse que interrompeu as negociações imediatamente quando os insurgentes disseram que estavam por trás do ataque.

"Se eles não podem concordar com um cessar-fogo durante essas muito importantes negociações de paz e até matam 12 pessoas inocentes, provavelmente não terão o poder de negociar um acordo significativo de qualquer maneira", disse Trump no Twitter.

(Reportando Abdul Qadir Sediqi, Rupam Jain, Phil Stewart e Jason Lange)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade