PUBLICIDADE

Talibã hasteia bandeira em Cabul e inicia novo governo

Estandarte foi levantado no aniversário dos atentados de 11/9

12 set 2021 09h26
| atualizado às 09h47
ver comentários
Publicidade

O grupo fundamentalista islâmico Talibã hasteou sua bandeira no palácio presidencial do Afeganistão, em Cabul, no último sábado (11), dia do aniversário de 20 anos dos atentados contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, nos Estados Unidos.

Bandeira do grupo fundamentalista Talibã, em foto de arquivo
Bandeira do grupo fundamentalista Talibã, em foto de arquivo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Realizados pela Al-Qaeda, os ataques de 11 de setembro de 2001 serviram de estopim para a invasão americana no Afeganistão, que culminaria na derrubada do regime dos talibãs. O grupo, no entanto, retornou ao poder em agosto passado, após a retirada das tropas dos EUA e da Otan.

A bandeira branca com um versículo do Alcorão escrito em letras pretas foi hasteada pelo novo primeiro-ministro afegão, o mulá Mohammad Hassan Akhund, marcando o início oficial do governo interino do Talibã.

Contrariando as promessas de formar um gabinete inclusivo, o grupo fundamentalista nomeou apenas homens para o Executivo.

Além disso, proibiu classes mistas em escolas e universidades, o que, na prática, deve dificultar o acesso das mulheres à educação, já que muitas instituições não têm recursos para organizar salas segregadas.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade