PUBLICIDADE

Mundo

Suspeito de ataque em Nova York publicou vídeo anunciando o crime

Material, no entanto, foi apagado 24 horas após o atentado

15 abr 2022 - 19h25
Compartilhar
Exibir comentários
Frank R. James foi preso
Frank R. James foi preso
Foto: Reprodução

Frank R. James, 62, o homem suspeito de cometer ataque no metrô de Nova York, nos Estados Unidos, na última terça-feira (12), tinha um canal ativo no YouTube onde publicava conteúdos anunciando o atentado e com discursos de ódio. 

O material estava disponível na plataforma, no entanto, foi apagado do canal 24 horas após o crime. Segundo o revelou o jornal El País, James revelava em alguns dos vídeos o desejo de atirar contra “qualquer pessoa”. 

Em outra publicação, o homem anunciou o ataque, afirmando que haveria “sangue, muito sangue”. Os discursos de James eram preconceituosos contra pessoa LGBT+, negros e hispânicos, ainda conforme revelou o El País. 

Na quarta-feira (13), o Departamento de Polícia de Nova York prendeu o acusado na East Village, em Manhattan, com a ajuda de moradores após uma busca de 30 horas. Ele foi visto por pessoas que o reconheceram de cartazes de procurado e retransmitiram sua localização às autoridades.

Keechant Sewell, comissária de polícia, afirmou na entrevista coletiva que James teve nove prisões anteriores em Nova York e três em Nova Jersey. Se condenado pelas acusações do ataque de terça-feira, ele pode pegar prisão perpétua, disseram autoridades.

O ataque

Na hora do crime, o suspeito estava usando colete verde, camiseta cinza e máscara de gás. Após o atentado, a polícia de Nova York encontrou uma pistola semiautomática, três carregadores, bombas de fumaça, uma machadinha, fogos de artifício, gasolina e pólvora. Ele teria disparado ao menos 33 vezes.

Vídeo mostra desespero de pessoas em metrô de NY após tiroteio:

Uma queixa criminal de 10 páginas apresentada por promotores federais na última quarta-feira (13) no tribunal distrital do Brooklyn aponta a James uma única acusação: cometer um ataque terrorista ou outro ataque violento contra um sistema de transporte de massa.

Dos 10 baleados, cinco seguiam em estado grave, mas estável até a noite de quarta-feira. Além destes, 13 outras pessoas ficaram feridas na confusão para fugir do trem cheio de fumaça. O prognóstico é de que todas as vítimas sobrevivam, segundo a polícia local. 

Autoridades disseram a repórteres que a investigação continua sobre qual poderia ter sido a motivação de James. O foco estava em parte em várias mensagens de mídia social e vídeos postados pelo suspeito.

O ataque é o mais recente ato de violência a assolar o maior sistema de transporte metropolitano dos Estados Unidos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade