Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suposta escrava sexual diz que Kadafi nunca dormia

15 nov 2011 - 16h15
(atualizado às 16h36)
Compartilhar

Uma jovem de 22 anos que se diz escrava sexual do ditador líbio Muammar Kadafi, morto em outubro pelos revolucionários que tomaram o poder do país, afirmou ao jornal francês Le Monde que foi estuprada, ferida e maltratada durante cinco anos servindo ao ex-líder.

Segundo sua versão, Kadafi sequestrou-a quando ela tinha 15 anos, no colégio da cidade de Sirte, onde ela estudava. Apenas uma adolescente à época, foi escolhida entre os alunos para entregar um ramo de flores ao então ditador. "Ele estava constantemente sob os efeitos de uma substância e nunca dormia", detalha ela.

Safia, nome usado no Le Monde para preservar a identidade da jovem, explica ao jornal que o líder visitava oficialmente a instituição, quando pôs as mãos em suas costas e acariciou os seus cabelos - era o sinal que informava aos seguranças que ele a desejava, como descobriu depois.

No dia seguinte, três mulheres uniformizadas - Salma, Mabruka e Feiza - foram buscá-la na loja de sua mãe e lhe disseram que o líder queria vê-la e dar-lhe alguns presentes. Conta que não podia duvidar do "príncipe de Sirte", o "herói" do país, então com 62 anos.

De acordo com seu relato, foi levada até a caravana do deserto onde se encontrava Kadafi, que antes de lhe pedir que vivesse com ele, perguntou sobre as origens de seus pais e suas condições financeiras. Safia respondeu que gostaria de permanecer com sua família e continuar seus estudos, mesmo depois que lhe ofereceram casas, carros e segurança.

Mas sua súplica de nada adiantou quando foi levada para compartilhar um quarto com outra jovem, também sequestrada, enquanto descobria que outras 20 mulheres viviam igualmente à disposição do líder. Ela recebeu lenços e roupas sensuais e lhe ensinaram a dançar e a fazer striptease, assim como "outros deveres".

Além de sua desgraça pessoal e a das outras jovens, Safia fala sobre as festas regularmente organizadas com modelos italianas, belgas, africanas e estrelas do cinema egípcio, especialmente apreciadas pelos filhos do coronel e outros. "Para Muammar, eram simples objetos sexuais que podiam passar para outros, depois de tê-los provado", resume a jovem em seu relato, que revela ainda que o coronel tinha também relações sexuais com homens.

Insurreição líbia culmina com queda de Sirte e morte de Kadafi

Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de agosto, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era em xeque.

Dois meses depois, os rebeldes invadiram Beni Walid, um dos últimos bastiões de Kadafi. Em 20 de outubro, os rebeldes retomaram o controle de Sirte, cidade natal do coronel e foco derradeiro do antigo regime. Os apoiadores do CNT comemoravam a tomada da cidade quando os rebeldes anunciaram que, no confronto, Kadafi havia sido morto. Estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham morrido desde o início da insurreição.

Muammar Kadafi saúda apoiadores reunidos em frente ao complexo de Bab al-Aziziya, onde morava, após encontro de líderes africanos em Trípoli, no dia 10 de abril
Muammar Kadafi saúda apoiadores reunidos em frente ao complexo de Bab al-Aziziya, onde morava, após encontro de líderes africanos em Trípoli, no dia 10 de abril
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra