PUBLICIDADE

Mundo

Sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor morre na Califórnia, diz mídia

22 nov 2018 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários

O sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor, que fez com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial, morreu na Califórnia na quarta-feira, relatou a mídia local.

Ray Chavez, sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor, durante cerimônia no Havaí 06/12/2016  U.S. Marine Corps/Cpl. Wesley Timm/Divulgação via REUTERS
Ray Chavez, sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor, durante cerimônia no Havaí 06/12/2016 U.S. Marine Corps/Cpl. Wesley Timm/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Ray Chavez, de 106 anos, morreu durante o sono em um asilo em Poway, comunidade no norte de San Diego, disse sua filha, Kathleen Chavez, ao jornal San Diego Union Tribune.

Chavez participava frequentemente de eventos comemorativos em todo o país, incluindo uma visita à Casa Branca no final de semana do Memorial Day, disse o jornal.

"Ouvimos com pesar que o veterano sobrevivente mais velho de

Pearl Harbor, Ray Chavez, faleceu aos 106 anos. Ficamos honrados de recebê-lo na Casa Branca no início deste ano. Obrigado por seu serviço à nossa grande nação, Ray!", escreveu a Casa Branca no Twitter.

O bombardeio de Pearl Harbor ocorreu às 7h55 do horário de Honolulu no dia 7 de dezembro de 1941, descrito pelo então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, como uma "data que viverá na infâmia".

O ataque matou 2.390 norte-americanos, e os EUA declararam guerra contra o Japão no dia seguinte.

Chavez era membro da tripulação do USS Condor, um navio caça-minas que estava em Pearl Harbor na manhã do ataque. Ele foi dormir em sua casa, na vizinha Ewa Beach, depois que o Condor vasculhou a entrada leste do porto mais cedo naquela manhã, segundo o San Diego Union Tribune.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade