PUBLICIDADE

Mundo

Sobrevivente de Auschwitz que virou alfaiate de presidentes dos EUA morre aos 95 anos

Nascido em 1928, Martin Greenfield era filho de uma família judia abastada em uma cidade da então Tchecoslováquia

22 mar 2024 - 12h14
(atualizado às 12h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Martin Greenfield, sobrevivente do Holocausto que se tornou alfaiate de presidentes
Martin Greenfield, sobrevivente do Holocausto que se tornou alfaiate de presidentes
Foto: Foto: reprodução Instagram @greenfieldsuits

Martin Greenfield, sobrevivente do Holocausto que se tornou alfaiate de presidentes e estrelas dos EUA, morreu na última quarta-feira, 20, aos 95 anos. Nascido em 1928, Greenfield era filho de uma família judia abastada em uma cidade da então Tchecoslováquia. 

A história do famoso alfaiate teve início após um erro, que colocou a sua vida em risco.  Após ser capturado por nazistas e levado para um campo de concentração em Auschwitz, Martin passou a trabalhar na lavanderia do local e por causa de um acidente descobriu o dom da costura. 

Segundo o The New York Times, depois de rasgar acidentalmente a gola da camisa de um guarda, Greenfield foi espancado e, como forma de punição pelo estrago, foi obrigando a costurar a camisa com as próprias mãos. 

Desesperado e temendo pela sua vida, Greenfield procurou ajuda de outro prisioneiro que o ensinou a costurar. Após consertar a camisa, ele a vestiu por cima do uniforme listrado de prisioneiro e, a partir daquele dia, percebeu o poder que a costura tinha em sua vida. 

"O dia em que vesti aquela camisa pela primeira vez foi o dia em que aprendi que as roupas possuem poder", escreveu Greenfield em suas memórias em 2014. "As roupas não apenas 'fazem o homem', elas podem salvá-lo. Eles fizeram por mim", completou. 

Libertação de Martin Greenfield 

Martin foi libertado em Buchenwald pelo Exército dos EUA em abril de 1945, onde apertou a mão de um futuro cliente: Eisenhower, que era o comandante aliado. Após uma busca de dois anos por familiares na Europa sem sucesso, Greenfield, então com 19 anos, se mudou para os Estados Unidos em 1947. 

Carreira na costura

Por recomendação de um colega imigrante checo, Greenfield  conseguiu seu primeiro emprego em uma fábrica de roupas e, em 1977, passou a assumir a empresa e a renomeou como Martin Greenfield Clothiers.

Após esse período, o alfaiate passou a vestir clientes como Bush, Clinton e Obama, além de Frank Sinatra, Paul Newman, Leonardo DiCaprio, Martin Scorsese, Michael Jackson, Kobe Bryant e até o mafioso Meyer Lansky.

Em seu obituário, o jornal The New York Times considerou que "os sofrimentos e triunfos de Greenfield foram um exemplo da lenda clássica da imigração bem-sucedida para os Estados Unidos".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade