PUBLICIDADE

Mundo

Sites do governo da Ucrânia sofrem grande ataque hacker

Ação ocorre em meio às reuniões entre Rússia e ocidente

14 jan 2022 - 12h44
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Vários sites governamentais da Ucrânia foram alvos de um ataque hacker de larga escala entre a noite desta quinta-feira (13) e a madrugada desta sexta-feira (14), informou Kiev. Entre os afetados, estão os portais dos ministérios da Educação, Ciência, Relações Exteriores, Segurança e Defesa, Emergências e Política Agrária.

Ataque hacker atingiu vários sites governamentais da Ucrânia
Ataque hacker atingiu vários sites governamentais da Ucrânia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Alguns dos sites já voltaram a operar e, segundo o governo, nenhum dado sensível foi vazado. Nas mensagens deixadas pelos hackers, os idiomas usados foram russo, polonês e ucraniano.

"Os nossos especialistas já estão trabalhando para retomar o funcionamento dos sistemas informáticos e a polícia especializada já abriu uma investigação", informou em nota o Ministério das Relações Exteriores.

A ação orquestrada ocorre durante as praticamente fracassadas reuniões entre a Rússia, os Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e países europeus que se estenderam durante toda a semana para tentar atenuar a crise ucraniana. Enquanto os ocidentais afirmam que Moscou quer invadir o território, os russos afirmam que só estão protegendo sua segurança.

E a Rússia é sistematicamente acusada pelos países ocidentais de promover ataques hackers contra órgãos sensíveis, inclusive, em ações do tipo contra o governo ucraniano no passado.

Após o ataque, o alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, afirmou que o bloco está mobilizando "todos os seus recursos" para ajudar Kiev a retomar os serviços e a investigar o caso. O espanhol ainda informou que os embaixadores dos 27 países-membros farão uma reunião de emergência sobre a ação e que ele "merece uma condenação".

"Rejeitamos as tentativas da Rússia de reconstruir uma influência na Europa, não se refaz a história, não se volta no tempo. Reafirmamos nossa solidariedade à Ucrânia e aos países da Europa oriental nossos parceiros e apoiamos os mecanismos existentes para resolver pacificamente os conflitos", disse ainda Borrell.

A Otan também se manifestou e condenou "firmemente" os ataques hackers.

"Os especialistas em informática da Otan em Bruxelas trocaram informações com seus pares ucranianos sobre as atividades informáticas danosas. Os especialistas aliados também estão apoiando as autoridades ucranianas no país. Nos próximos dias, a Otan e a Ucrânia vão firmar um acordo de maior cooperação informática, incluindo o acesso ucraniano às plataformas de compartilhamento das informações sobre malwares da Otan", afirmou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade