Seis pessoas morrem e dezenas ficam feridas em ataques da Rússia à Ucrânia com mísseis e drones
A Rússia lançou ataques com mísseis e drones contra a Ucrânia neste sábado, matando seis pessoas e ferindo dezenas de outras, segundo autoridades, enquanto Kiev aguardava o fornecimento de munições de defesa aérea em meio a uma escassez que a deixou vulnerável aos ataques russos.
Quatro pessoas morreram e 17 ficaram feridas quando duas bombas planadoras atingiram uma área movimentada na cidade de Sumy, no norte do país, informaram as autoridades. Uma das bombas atingiu um ponto de ônibus, e imagens mostraram um ônibus amarelo destruído, com uma das laterais arrancada.
Mais duas pessoas morreram e outra ficou ferida no início do dia devido a um ataque com mísseis na cidade portuária de Odessa, no sul do país, enquanto um drone atingiu uma empresa civil na cidade de Kharkiv, no leste, ferindo sete pessoas.
Enquanto isso, onze pessoas ficaram feridas na capital, Kiev, durante um ataque noturno que utilizou mísseis balísticos e de cruzeiro, além de drones.
"A infraestrutura civil foi atingida antes mesmo de o alerta de ataque aéreo ser emitido", disse o presidente Volodymyr Zelenskiy, referindo-se aos ataques a Kiev. "Nossos defensores conseguiram derrubar a maioria dos alvos, mas não os mísseis balísticos."
Ele reiterou o apelo aos aliados da Ucrânia para que entreguem rapidamente os pacotes de apoio à defesa aérea acordados na cúpula da Otan nesta semana.
A Rússia lançou seis mísseis balísticos, outros seis mísseis de cruzeiro e 121 drones nos ataques noturnos, inclusive contra Kiev, informou a Força Aérea da Ucrânia na manhã de sábado, antes que ocorressem os ataques a Odessa, Kharkiv e Sumy.
A Força Aérea informou ter derrubado pelo menos dois mísseis de cruzeiro e 111 drones.
UCRÂNIA PEDE SUPRIMENTOS AOS ALIADOS
A Ucrânia, que está com um nível criticamente baixo de munições para seus sistemas de defesa aérea Patriot, tem sido praticamente incapaz de derrubar mísseis balísticos — que viajam a várias vezes a velocidade do som — ao longo do último mês.
O país tem implorado aos aliados por maiores fornecimentos dessas munições e também tem pressionado a Europa a colaborar com Kiev no desenvolvimento de seu próprio sistema de defesa aérea antibalística.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta semana que a Ucrânia receberá uma licença para produzir seus próprios mísseis interceptadores Patriot.
Após o ataque de sábado, Zelenskiy pediu que esses projetos avancem "o mais rápido possível".
A Rússia intensificou os ataques à capital nas últimas semanas. Até agora, neste mês, os ataques a Kiev e à região circundante já mataram mais de 60 pessoas.
Kiev, por sua vez, vem pressionando a logística militar russa no sul ocupado da Ucrânia, buscando privar as forças russas de combustível e munições por meio de ataques a caminhões e embarcações bem atrás das linhas de frente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.