Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como é o exército da Venezuela, investimentos e armamentos

País sul-americano tem sinalizado contra movimento de tropas marinhas dos Estados Unidos para sua região costeira

28 ago 2025 - 15h35
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O exército venezuelano, composto por 125 a 150 mil militares ativos e 200 mil reservistas ou milicianos, enfrenta tensões com os EUA devido a movimentações navais americanas, apesar de seu baixo investimento militar, cerca de 0,6% do PIB do país.
Exército venezuelano em posição durante treinamento militar
Exército venezuelano em posição durante treinamento militar
Foto: X/@CEOFANBVE / Reprodução

Durante as últimas semanas o Governo dos Estados Unidos sinalizou que enviaria navios da Marinha para a região costeira da Venezuela como uma "missão para combater o tráfico de drogas". No entanto, a explicação não convenceu Nicolás Maduro, presidente do país sul-americano, que disse se tratar de "uma escalada de ações hostis".

As autoridades venezuelanas informaram, nesta segunda-feira, 25, a mobilização de 15 mil agentes de segurança para a fronteira com a Colômbia para operações antidrogas, além de que irão patrulhar com drones e navios da Marinha suas águas territoriais.

A escalada na tensão levanta uma preocupação de um combate ou de um desentendimento entre os dois países. Os EUA possuem, de longe, o maior exército da América, assim como o maior investimento em forças militares.

E a Venezuela?

As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) são divididas em Exército Bolivariano, Marinha Bolivariana, Aviação Militar Bolivariana e Milícia Bolivariana — essa, segundo o governo dos Estados Unidos, é composta pela Reserva Militar e pela Milícia Territorial e é composta por civis armados que recebem treinamento periódico em troca de um pequeno estímulo financeiro.

Ao todo são entre 125 mil e 150 mil militares na ativa no país e outros 200 mil na reserva e/ou na milícia. O investimento, porém, é consideravelmente baixo, sendo em média 0,6% do PIB nacional (R$ 36 milhões) — Os EUA, por exemplo, gastam 3,4% do PIB com isso (R$ 4,7 trilhões).

No país, todos os cidadãos são obrigados a se registrar no serviço militar; homens e mulheres até os 30 e 25 anos, respectivamente, devem cumprir ao menos 24 meses de serviço.

Membros de alto escalão da FANB possuem cargos importantes em empresas estatais e operam em corporações dos ramos da agricultura, bancos, comunicações, energia, seguros, mineração e transporte.

De acordo com o levantamento da BICC (Centro de Estudo de Conflitos de Bonn), os militares venezuelanos possuem acesso, por meio do governo, a rifles e metralhadoras como AK47, Browning M2, Carl Gustav, FN Fal, FN Herstal, FN P90, HK MP5, IGLA, M60, Saab AT4, Steyr AUG e UZI.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade