Russos protestam contra proibição da plataforma de jogos Roblox no país
Dezenas de pessoas protestaram na cidade siberiana de Tomsk neste domingo contra a proibição russa da plataforma de jogos norte-americana Roblox, uma rara demonstração de dissidência pública, à medida que a irritação popular com a proibição ganha força.
Em tempos de guerra na Rússia, a censura é ampla: Moscou bloqueia ou restringe plataformas de mídia social como Snapchat, Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube, ao mesmo tempo que divulga sua própria narrativa por meio de uma rede de mídias sociais e da mídia russa.
A Roskomnadzor, agência reguladora de comunicações da Rússia, afirmou em 3 de dezembro que bloqueou o Roblox por estar "repleto de conteúdo inadequado que pode impactar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral das crianças".
Em Tomsk, a 2.900 km a leste de Moscou, dezenas de pessoas enfrentaram a neve para exibir cartazes desenhados à mão com os dizeres "Tirem as mãos do Roblox" e "O Roblox é vítima da Cortina de Ferro digital" no Parque Vladimir Vysotsky, de acordo com fotografias fornecidas por um organizador do protesto.
"Proibições e bloqueios são tudo o que vocês conseguem fazer", dizia um cartaz. As fotografias mostravam cerca de 25 pessoas em círculo na neve, segurando cartazes.
Na Rússia, a proibição do Roblox desencadeou um debate sobre censura, segurança infantil em relação à tecnologia e até mesmo a eficácia da censura em um mundo digitalizado, onde as crianças podem contornar muitas proibições com apenas alguns cliques.
Muitos russos simplesmente contornam as proibições usando VPNs (Redes Virtuais Privadas), embora alguns jovens russos questionem a lógica de uma proibição se ela pode ser contornada tão facilmente, enquanto outros questionam por que existem tão poucas alternativas russas aos aplicativos que o Estado proibiu.
Alguns pais e professores russos disseram estar preocupados com o fato de o Roblox permitir que crianças acessem conteúdo sexual e se comuniquem com adultos.
A Roblox, com sede em San Mateo, Califórnia, foi banida em diversos países, incluindo Iraque e Turquia, devido a preocupações com predadores que exploram a plataforma para abusar de crianças.
A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Quando a proibição russa foi implementada, a Roblox afirmou ter "um profundo compromisso com a segurança" e fornecer "proteções rigorosas integradas para ajudar a manter os usuários seguros".
Autoridades russas afirmam que precisam da censura para se defenderem de uma sofisticada "guerra de informação" desencadeada pelas potências ocidentais e do que consideram uma cultura ocidental decadente que mina os valores russos "tradicionais".