PUBLICIDADE

Mundo

Russos continuam a fazer ataques hackers nos EUA, diz Microsoft

Nova ação teria sido iniciada em maio deste ano

25 out 2021 - 12h05
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo de hackers russos Nobelium continua a fazer ataques contra empresas governamentais, empresas e agências norte-americanas, confirmou a Microsoft nessa segunda-feira (25) à emissora "CNN".

Hackers seriam os mesmos que fizeram um grande ataque contra agências federais em 2020
Hackers seriam os mesmos que fizeram um grande ataque contra agências federais em 2020
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Os criminosos são os mesmos que fizeram um grande ataque a agências federais do país em 2020 por meio de uma brecha em um software de gerenciamento de redes de computadores criado pela Solar Winds, uma empresa do Texas.

Especialistas em cibersegurança dizem que o Nobelium conta com o apoio do Serviço de Inteligência Estrangeiro russo (SVR), que sempre negou qualquer atuação nesse sentido.

De acordo com a nota da Microsoft, desde maio desse ano, 14 empresas de tecnologia foram alvos da ação do grupo.

Diferentemente do ano passado, conforme a "CNN", agora o grupo ataca "empresas que compram e distribuem software e gerenciam serviços de computação na nuvem".

"A atividade recente é outro indicador de que a Rússia está tentando obter acesso sistemático no longo prazo a vários pontos na cadeia de fornecimento de tecnologia e estabelecer um mecanismo para vigiar, agora ou no futuro, alvos interessantes para o governo russo", disse o vice-presidente de segurança ao consumidor e compliance da Microsoft, Tom Burt, à emissora.

Em abril desse ano, o governo de Joe Biden anunciou uma série de sanções contra 10 diplomatas russos e 32 pessoas e organizações por conta do ataque cibernético por meio da SolarWinds e de tentar atacar o sistema de eleições do país.

Com base em relatórios das agências de Inteligência e do FBI ainda durante o governo de Donald Trump, Washington acusou formalmente a SVR da Rússia de estar por trás da ação.

O ataque hacker atingiu, entre centenas de outros escritórios, o Departamento de Energia e da Administração Nacional de Segurança Nuclear dos Estados Unidos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade