Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia anuncia nova troca de prisioneiros com Ucrânia

Medida faz parte de acordo firmado em negociação em Istambul

26 jun 2025 - 12h48
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo russo anunciou nesta quinta-feira (26) que realizou uma nova troca de prisioneiros de guerra com a Ucrânia, com base nos acordos firmados nas negociações em Istambul, na Turquia, no último dia 2 de junho.

Prisioneiros ucranianos retornam para país
Prisioneiros ucranianos retornam para país
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada em comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, que não especificou quantos soldados foram libertados de cada lado.

Como em trocas anteriores, os prisioneiros russos foram entregues às autoridades de Belarus, de onde serão repatriados.

"Continuamos as trocas de prisioneiros com a Rússia. Mais uma etapa foi concluída", celebrou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em publicação em seu perfil na rede social X.

Segundo ele, "hoje, soldados das Forças Armadas, da Guarda Nacional e da Guarda de Fronteira do Estado estão voltando para casa", sendo que "a maioria deles estava presa desde 2022".

"Estamos fazendo tudo o que podemos para rastrear cada pessoa e verificar as informações de cada nome", acrescentou ele, enfatizando que é preciso "trazer todos os nossos para casa" e agradecendo "a todos que nos ajudam nesse esforço".

Na semana passada, os dois países já haviam concluído outras duas rodadas de troca de prisioneiros em apenas dois dias. Na ocasião, Zelensky relatou que a maioria dos ucranianos estava detida na Rússia havia mais de dois anos e tinha sido capturada em diversos pontos da extensa linha de frente.   

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade