Papa Leão visitará Angola como parte de uma viagem à África, diz embaixador do Vaticano
O papa Leão planeja visitar Angola como parte de uma viagem por vários países da África, anunciou o embaixador do Vaticano no país nesta terça-feira, no que poderia ser a primeira viagem do pontífice ao exterior em 2026.
O arcebispo Kryspin Dubiel, enviado do Vaticano, disse a jornalistas em uma reunião em Luanda que Leão aceitou um convite do presidente João Lourenço para visitar o país, mas a data e outros detalhes ainda não foram decididos.
"O santo padre aceitou o convite... (mas) estamos atualmente no processo de preparação do plano e do programa", disse Dubiel.
A assessoria de imprensa do Vaticano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Leão, eleito em maio para suceder o falecido papa Francisco como chefe da Igreja Católica, fez apenas uma viagem ao exterior até agora, visitando a Turquia e o Líbano em novembro e dezembro.
O papa disse em uma coletiva de imprensa em dezembro que desejava visitar a África, mas não mencionou Angola. Leão, membro da ordem religiosa agostiniana, disse que queria visitar a Argélia, terra natal de Santo Agostinho de Hipona.
A última viagem papal à África foi em 2023, quando Francisco visitou a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul. O papa Bento 16 foi o último pontífice a visitar Angola, em 2009.
Leão, o primeiro papa dos EUA, já viajou para a África muitas vezes como cardeal e chefe de sua ordem religiosa.
Outra viagem que se espera que Leão faça em 2026 é para a Espanha e para as Ilhas Canárias, que se tornaram um importante ponto de entrada para os migrantes que tentam chegar à Europa. Um cardeal espanhol disse a repórteres no Vaticano na semana passada que a viagem está em fase de planejamento.