Rubio diz que multa da UE ao X é 'ataque aos americanos'
'Os dias de censura online acabaram', afirmou secretário
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta sexta-feira (5) que a multa de 120 milhões de euros (R$ 742 milhões) da União Europeia contra o X é um "ataque a todas as plataformas de tecnologia americanas" e acusou o bloco de "censura".
A UE atribui à rede social de Elon Musk a violação de normas de sua Lei de Serviços Digitais (DSA), incluindo uma "manipulação" dos usuários por meio do sistema de verificação a pagamento introduzido pelo bilionário, que concede o selo azul até para perfis falsos.
Além disso, Bruxelas afirma que o X não respeita critérios de transparência em anúncios e não permite que pesquisadores tenham acesso adequado a dados públicos da plataforma.
"A multa da Comissão Europeia não é apenas um ataque ao X, é um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por parte de governos estrangeiros. Os dias de censura aos americanos online acabaram", escreveu Rubio na rede social.
A sanção imposta pela UE não diz respeito ao conteúdo publicado no X, embora a empresa também esteja sob investigação por suspeita de colaborar com a disseminação de material ilegal.