República Checa proíbe bebidas com teor alcoólico superior a 20%
A República Checa proibiu indefinidamente todas as vendas de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 20 por cento nesta sexta-feira, depois que 19 pessoas morreram por terem bebido vodca e rum clandestinos contendo metanol tóxico.
As autoridades passaram uma semana tentando encontrar a fonte do pior surto de mortes provocadas pelo álcool no país em décadas.
Um número tão grande de mortes provocadas pelo consumo de álcool é raro no país de 10,5 milhões de habitantes. Mas autoridades do governo e da indústria estimaram que a venda ilegal de bebidas alcoólicas estão em alta neste país pertencente à União Europeia, representando entre 10 e 20 por cento do mercado.
O Ministério da Saúde já havia proibido a venda de bebidas alcoólicas destiladas por ambulantes na quarta-feira para combater o problema após o surgimento dos primeiros casos no fim de semana na região de Moravian-Silesian, 350 quilômetros a leste de Praga.
"Operadores de comércio de bebidas e alimentos... estão proibidos de oferecer para venda e de vender... bebida alcoólica de teor alcoólico de 20 por cento ou mais... até nova notificação", disse o ministro da Saúde, Leos Heger, em pronunciamento transmitido pela televisão.
A bebida contaminada também levou cerca de 24 pessoas para os hospitais.
Um repórter da Reuters presenciou funcionários de uma loja retirando bebida alcoólica de uma prateleira pouco depois do anúncio.