PUBLICIDADE

Mundo

Rebeldes da Síria começam a sair de fronteira com Golã

20 jul 2018 - 13h58
Compartilhar
Exibir comentários

Rebeldes da Síria começaram a deixar a fronteira com as Colinas de Golã ocupadas por Israel nesta sexta-feira, partindo na direção do norte comandado por insurgentes em respeito a um acordo de rendição que restaura o controle do presidente sírio, Bashar al-Assad, sobre a divisa.

Ônibus no lado sírio da fronteira Israel-Síria, vistos das Colinas de Golã, em Israle 20/7/2018 REUTERS/Gil Eliyahu
Ônibus no lado sírio da fronteira Israel-Síria, vistos das Colinas de Golã, em Israle 20/7/2018 REUTERS/Gil Eliyahu
Foto: Reuters

Perante a aproximação de uma ofensiva do governo apoiada pela Rússia, os rebeldes na província de Quneitra concordaram em aceitar uma passagem livre para a província rebelada de Idlib, no norte, ou a volta do controle do Estado, outra grande vitória para Assad.

Ônibus transportando tanto rebeldes quanto civis receosos de uma perseguição do governo começaram a deixar a área de Quneitra no meio da tarde, disse uma testemunha.

Um serviço de notícias militar do grupo libanês Hezbollah, que luta em apoio a Damasco, disse que ônibus "transportando militantes" partiram da cidade de Al-Quneitra rumo ao norte.

Uma testemunha da Reuters situada em um local privilegiado nas Colinas de Golã viu um movimento contínuo de pessoas saindo do vilarejo de Al-Qahtaniya, perto de Quneitra. Uma fileira de motos, carros sobrecarregados e caminhões-plataforma repletos de homens, mulheres e crianças deixou o vilarejo.

A ofensiva restaurou o controle governamental sobre uma parte do sudoeste e foi uma das campanhas mais rápidas da guerra de sete anos. Os Estados Unidos, que já chegaram a armar os rebeldes do sul, lhes instruíram a não esperar uma intervenção quando o ataque começou, e muitos deles logo se renderam.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade