Putin encontrará Xi, Erdogan, Pezeshkian e Modi na China
Kremlin também organiza reunião com Kim Jong-un
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá diversos encontros bilaterais durante sua visita à China, de 31 de agosto a 3 de setembro.
Estão previstas reuniões com seus homólogos do país anfitrião, Xi Jinping, do Irã, Masoud Pezeshkian, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, além de uma cúpula com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A viagem ocorrerá durante um evento da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e das celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial.
As informações foram confirmadas pelo conselheiro do Kremlin, Yuri Ushakov, que também afirmou estar em fase de preparo um encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
De acordo com Ushakov, Putin "prometeu a Xi que irá informá-lo com detalhes sobre seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido em 15 de agosto".
O Kremlin também revelou que na próxima segunda-feira (1º) o mandatário russo irá discutir a guerra na Ucrânia com Erdogan.
"A Turquia desempenha um papel importante no processo de resolução da questão ucraniana", declarou Ushakov, em referência ao fato de o país ter recebido algumas reuniões entre as delegações de Moscou e Kiev.
Por fim, o conselheiro do Kremlin comunicou que Putin irá em dezembro à Índia, nação que depende do petróleo russo, além de ser sua principal compradora de armas, motivos que levaram os EUA a impor tarifas de 50% contra produtos indianos.