Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Putin determina envio de propostas sobre retomada dos testes nucleares

5 nov 2025 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

MOSCOU (Reuters) -O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira que suas principais autoridades elaborassem propostas sobre possíveis testes de armas nucleares depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na semana passada que os EUA retomariam esses testes.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscou
4 de novembro de 2025 
Maxim Shipenkov/Pool via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscou 4 de novembro de 2025 Maxim Shipenkov/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Putin disse que a Rússia sempre aderiu estritamente às suas obrigações sob o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, mas que, se os Estados Unidos ou qualquer outra potência nuclear testasse uma arma desse tipo, a Rússia também o faria.

O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, disse a Putin que os recentes comentários e ações dos EUA significam que é "aconselhável se preparar para testes nucleares em grande escala" imediatamente.

Belousov disse que o local de testes da Rússia no Ártico, em Novaya Zemlya, poderia sediar tais testes em curto prazo.

"Estou instruindo o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Defesa... os serviços especiais e as agências civis relevantes a fazer todo o possível para coletar informações adicionais sobre a questão, analisá-las no Conselho de Segurança e fazer propostas acordadas sobre o possível início dos trabalhos de preparação de testes de armas nucleares", disse Putin.

Os Estados Unidos fizeram o último teste em 1992, a China e a França em 1996 e a União Soviética em 1990. A Rússia pós-soviética, que herdou o arsenal nuclear soviético, nunca o fez.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade