PUBLICIDADE

Mundo

Protestos contra governo do Iraque deixam 2 mortos

27 jan 2020 - 08h14
(atualizado às 08h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Homens armados não identificados mataram dois manifestantes na cidade de Nassiriya, no sul do Iraque, depois que as forças de segurança começaram uma repressão às manifestações contra a elite dominante apoiada pelo Irã.

Pelo menos 75 manifestantes ficaram feridos, principalmente por disparos de armas de fogo, em confrontos em Nassiriya ocorridos durante a noite, após as forças de segurança tentarem afastá-los das pontes da cidade, disseram fontes policiais e de saúde.

Na manhã desta segunda-feira, os confrontos foram retomados no centro de Bagdá, quando a polícia disparou gás lacrimogêneo contra manifestantes, disseram repórteres da Reuters.

Manifestantes iraquianos protestam com pneus queimados em via de Najaf
27/01/2020
REUTERS/Alaa al-Marjani
Manifestantes iraquianos protestam com pneus queimados em via de Najaf 27/01/2020 REUTERS/Alaa al-Marjani
Foto: Reuters

Autoridades de segurança disseram que dois manifestantes em Nassiriya foram mortos no domingo por atiradores não identificados que atacaram o principal campo de protestos em quatro caminhonetes e atearam fogo às tendas dos manifestantes.

Protestos contra o governo começaram em Bagdá em 1º de outubro e rapidamente se tornaram violentos. As forças de segurança e atiradores não identificados mataram os manifestantes. Quase 500 pessoas foram mortas nos distúrbios.

Os protestos são um desafio sem precedentes à elite liderada por muçulmanos xiitas do Iraque, que surgiu após uma invasão liderada pelos Estados Unidos derrubar o ditador sunita Saddam Hussein, em 2003.

Os manifestantes estão exigindo que todos os partidos e políticos sejam removidos, que eleições livres e justas sejam realizadas e o fim da corrupção. O governo respondeu com violência e com pequenas reformas. A comunidade internacional condenou a violência, mas não interveio para detê-la.

No domingo, cinco foguetes atingiram a Zona Verde de Bagdá, que abriga prédios do governo e embaixadas estrangeiras, sem deixar vítimas, informou um comunicado militar.

Fontes de segurança disseram à Reuters que pelo menos um foguete caiu dentro do complexo da embaixada dos EUA e feriu três pessoas.

Veja também:

Quarentena e luta por alimentos: como está o epicentro do surto de coronavírus na China:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade