Projeto mundial tenta bater recorde de maior dança conjunta
Mais de 500 mil estudantes dançaram nesta sexta-feira uma coreografia de cinco minutos em colégios de 53 países, incluindo o Reino Unido, com o qual tentaram entrar para o Guinness, o livro dos recordes, como maior dança executada de forma simultânea.
A iniciativa faz parte do festival Big Dance, com o qual Londres pretende fazer dançar 5 milhões de pessoas em lugares públicos de todo o mundo por causa dos Jogos Olímpicos. A organização calcula que cerca de 600 mil crianças tenham interpretado a coreografia nos pátios de seus colégios, e por isso teriam batido o recorde atual, estabelecido em 274.188 pessoas, que dançaram simultaneamente em 1.472 locais diferentes.
No entanto, será preciso esperar até junho para que a marca seja confirmada e incluída no livro, informou nesta sexta-feira um porta-voz do Guinness. "Estamos muito confiantes em bater o recorde. Só na primeira hora tínhamos contabilizado mais de 75 mil participantes", afirmou o porta-voz. Entre os participantes estiveram escolas de países como Brasil, Espanha, Equador, México, China, Austrália, Argélia e Líbano, entre outros, sendo que já era de noite em alguns dos países do evento.
A dança, desenvolvida pelo britânico Wayne Mcgregor, cujas coreografias foram representadas em palcos de todo o mundo contou com uma música própria, chamada de Celeste e composta pelos britânicos Joel Cadbury e Robin Rimbaud, mais conhecido como Scanner. Além dessa atividade, o Big Dance inclui centenas de eventos que ocorrerão em praças, parques, praias, museus e shoppings do Reino Unido e em outros países como Brasil e China, embora seu palco principal seja a Trafalgar Square, em Londres.
No festival, o público poderá aprender e interpretar coreografias de estilos como a dança clássica, o hip-hop e o breakdance. Assim, em 14 de julho, milhares de pessoas dançarão na Trafalgar Square uma coreografia também desenvolvida por Mcgregor, enquanto no dia seguinte será realizado o Dia do Brasil, dedicado à dança tradicional do país, sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Big Dance foi inscrito na Olimpíada Cultural de Londres, na qual foram organizados 12 mil eventos, espetáculos e atuações no Reino Unido.