PUBLICIDADE

Mundo

Primeiro-ministro da Espanha endurece posição sobre a Catalunha às vésperas de eleição

14 abr 2019 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, com uma eleição nacional pela frente em duas semanas, disse que agirá com "força e proporção" contra qualquer ação de separatistas catalães repetirem sua tentativa de independência em 2017.

A tentativa fracassada de se separar da Espanha e a abordagem de Madri em relação à região tornaram-se temas importantes às vésperas da eleição de 28 de abril. Pesquisas mostram que uma coalizão com partidos de direita e unionistas poderia conquistar a maioria no Parlamento.

"Se virmos leis da Constituição ou o Estatuto de Autonomia da Catalunha quebrados mais uma vez, o Estado de Direito liderado por este governo agirá com força e proporção contra qualquer desafio", disse Sánchez, em uma entrevista publicada pelo jornal Hoy.

Nesse caso, Sánchez sugeriu que pode aplicar um regime direto à Catalunha, repetindo a decisão do ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy, que assumiu o governo regional durante a crise de secessão em 2017.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade