PUBLICIDADE

Mundo

Primeira usina nuclear flutuante da Rússia chega ao destino

14 set 2019 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira usina nuclear flutuante marítima da Rússia chegou a sua base permanente perto de uma isolada cidade russa no Estreito de Bering, afirmou a estatal atômica do país, Rosatom, neste sábado.

Desenvolvida pela Rosatom, a usina, conhecida como "Akademik Lomonosov", percorreu uma jornada de 5 mil quilômetros desde 23 de agosto pelas águas do Ártico para chegar na região de Chukotka.

A Rosatom disse que quer que a usina entre em operação até o final do ano. A instalação de energia nuclear será a mais ao norte do mundo.

A usina vai substituir uma movida a carvão e uma antiga instalação de energia atômica que abastecem mais de 50 mil pessoas em Chukotka.

A Rosatom há tempos planejava lançar as usinas flutuantes, que por sua mobilidade e pequena capacidade são mais indicadas para regiões remotas.

Grupos ambientais, incluindo o Greenpeace, manifestaram preocupações sobre potenciais problemas de segurança da tecnologia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade