PUBLICIDADE

Mundo

Premiê promete 'liquidar' traição na Turquia e no exterior

Tayyip Erdogan declarou que investigará as atividades internacionais dos seus adversários e todas as suas fontes de financiamento

8 abr 2014 - 11h59
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p class="text">Rrdogan acusa a rede Hizmet, do clérigo islâmico Fethullah Gulen, de promover um "Estado paralelo", espionar milhares de funcionários do governo e vazar gravações manipuladas </p>
Rrdogan acusa a rede Hizmet, do clérigo islâmico Fethullah Gulen, de promover um "Estado paralelo", espionar milhares de funcionários do governo e vazar gravações manipuladas
Foto: AP

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira que as eleições locais lhe deram um mandato para "liquidar" os inimigos que, segundo ele, planejam um escândalo de corrupção, e prometeu investigar as atividades internacionais dos adversários e suas fontes de financiamento.

Em seu primeiro discurso parlamentar desde que o partido AK dominou as eleições municipais de 30 de março, Erdogan disse que "traidores" responsáveis por uma série de acusações e por escutas ilegais de milhares de telefonemas seriam punidos.

Erdogan acusa o clérigo islâmico Fethullah Gulen, um ex-aliado que agora vive exilado nos Estados Unidos, de orquestrar o escândalo para minar seu governo. A rede Hizmet, de Gulen, afirma ter milhões de seguidores e mantém sua influência na polícia e no judiciário.

Erdogan acusou o movimento de promover um "Estado paralelo", espionando milhares de funcionários do governo ao longo dos anos e vazando gravações manipuladas em uma tentativa de derrubá-lo antes das eleições do mês passado.

"Dia 30 de março é o dia em que a página da tutela foi virada, quando os monumentos da arrogância foram derrubados, e os privilégios (de uma elite) foram perdidos para sempre", disse Erdogan.

"A nação nos deu um mandato para a liquidação do estado paralelo. Nós não teremos a menor hesitação. Nós nunca esqueceremos a traição", disse.

Erdogan disse ainda que o governo vai acompanhar o que ele chamou de ligações internacionais da rede e investigar todas as "verbas e doações coletadas ilegalmente".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade