PUBLICIDADE

Europa

Turquia: oposição impugna resultado de eleição em 2 cidades

Istambul e Acara tiveram resultados de eleições municipais impugnados hoje; partido do premiê acusado de corrupção e autoritarismo foi vencedor no pleito do último domingo

1 abr 2014 - 12h12
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifestantes lotaram a frente do Conselho Supremo Eleitoral (YSK), em Ancara, nesta terça-feira, 1 de abril; houve tumulto</p>
Manifestantes lotaram a frente do Conselho Supremo Eleitoral (YSK), em Ancara, nesta terça-feira, 1 de abril; houve tumulto
Foto: Reuters

O principal partido de oposição ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, impugnou nesta terça-feira os resultados das eleições municipais de domingo em Ancara e Istambul, vencidas por uma pequena margem pelo partido islamita conservador no poder.

O Partido Republicano do Povo (CHP) apresentou uma demanda ante o Alto Conselho Eleitoral (YSK) contra as irregularidades nos resultados da capital, onde o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) no poder venceu por escassa margem.

Mais de mil simpatizantes do CHP se reuniram em frente ao Alto Conselho Eleitoral em Ancara para exigir uma nova contagem de votos, gritando "ladrão" ou "defendam seu voto".

"Acredito que estas eleições estiveram marcadas por fraudes. Por este motivo estou aqui, quero eleições honestas", declarou à AFP um manifestante, Tulay Ozturk. "Nos roubaram nossas eleições", opinou outro, Ayhan Suleyman.

O candidato do CHP à prefeitura de Ancara, Mansur Yavas, afirmou que uma nova votação permitiria dizer a verdade, em uma mensagem publicada no Twitter, apesar do bloqueio decretado pelo governo.

O prefeito populista de Ancara, Melih Gokçek, membro do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), anunciou na segunda-feira ter alcançado um quinto mandato consecutivo com 44,79% dos votos, contra 43,77% de Yavas. Cerca de 32.000 votos separam os resultados dos dois rivais.

Os dois adversários clamaram vitória na noite de domingo, em um clima tenso alimentado por acusações de fraude e cortes de energia elétrica que despertaram suspeitas.

O candidato do CHP em Istambul, Musfatá Sarigul, também colocou em xeque os resultados eleitorais na cidade e pediu que as cédulas sejam recontadas.

O partido AKP de Erdogan conquistou uma vitória esmagadora nas eleições municipais com 45% dos votos em todo o país, apesar dos escândalos de corrupção que explodiram nos últimos meses.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade