PUBLICIDADE

Prefeita de Paris se candidata a presidente da França

Anne Hidalgo desafiará Macron pelo Partido Socialista

12 set 2021 11h11
| atualizado às 11h20
ver comentários
Publicidade

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, anunciou neste domingo (12) sua candidatura a presidente da França nas eleições de abril de 2022.

Anne Hidalgo é prefeita de Paris desde 2014
Anne Hidalgo é prefeita de Paris desde 2014
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em evento em Rouen, na Normandia, a governante da capital francesa afirmou que "o modelo republicano está de desintegrando".

"Hoje eu estou pronta. Quero começar colocando fim ao desprezo, à arrogância, à condescendência daqueles que conhecem tão mal nossas vidas", disse Hidalgo, 62 anos, em ataque indireto contra o presidente Emmanuel Macron, taxado de esnobe por seus rivais.

Nascida na Espanha como Ana María Hidalgo Aleu, a prefeita é filha de um eletricista e de uma costureira que emigraram para a França nos anos 1960 por causa da difícil situação econômica em seu país de origem. Hidalgo cresceu em Lyon e se naturalizou francesa quando era adolescente, mas hoje tem dupla cidadania franco-espanhola.

Formada em direito, ela é prefeita de Paris desde abril de 2014 e se notabilizou por ações contra a poluição. Em seu anúncio de candidatura, Hidalgo prometeu transformar a França em um país de "baixa emissão de carbono", com salários mais justos e "mais próximo dos cidadãos".

A prefeita também terá a tarefa de reerguer o Partido Socialista após o fracasso das eleições de 2017, quando o ex-ministro da Educação Benoît Hamon ficou apenas em quinto lugar, com 6,36% dos votos.

As pesquisas de intenção de voto mostram uma disputa acirrada entre Macron (25%) e a deputada de extrema direita Marine Le Pen (22%) no primeiro turno, enquanto Hidalgo aparece com pouco menos de 10% da preferência.   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade