PUBLICIDADE

Por que a Páscoa muda sempre de data? Entenda

A efeméride é determinada pelo equinócio, evento astronômico que ocorre duas vezes ao ano

27 mar 2024 - 20h09
(atualizado em 28/3/2024 às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste ano, o domingo de Páscoa será celebrado no dia 31 de março. Porém, todo ano, quando nos aproximamos da Semana Santa, a data gera confusão entre aqueles que comemoram. Esta pode ser celebrada entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Data influencia no Carnaval
Data influencia no Carnaval
Foto: Canva / Perfil Brasil

No calendário da Igreja Católica, a Páscoa foi a data escolhida para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, antes de tudo, para entender por que tamanha variedade de datas, é necessário antes compreender o como funciona o fenômeno astronômico chamado equinócio.

O fenômeno que determina a data

O equinócio é um evento que ocorre duas vezes ao ano. Ele se dá quando nenhum dos hemisférios da Terra, norte ou sul, está inclinado em relação ao Sol. Sobretudo, isso resulta em raios solares que incidem diretamente sobre a Linha do Equador, proporcionando duração exata de 12 horas, do dia e da noite.

Assim, a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera no hemisfério norte, que no hemisfério sul corresponde ao equinócio de outono.

O calendário cristão

A definição do dia no qual ocorrerá a celebração é importante porque ela afeta outros eventos do calendário, como o Carnaval. Este indica a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, o início do período de abstinência de carne que dura 40 dias entre os que seguem a religião.

Dessa forma, a festa marca o período de liberdade que antecede a Quaresma, que termina na Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa. Sendo assim, o Carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa.

Uma semana antes da Páscoa, é celebrado o Domingo de Ramos, uma ocasião que recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Assim, entramos na Semana Santa, que termina com a ressurreição de Cristo no dia da Páscoa.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade