PUBLICIDADE

Mundo

Pirelli completa 150 anos e diz acreditar no futuro do Brasil

Empresa celebrou aniversário com evento em Milão

28 jan 2022 - 15h20
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, afirmou nesta sexta-feira (28) que a empresa continua acreditando no futuro do Brasil e que o país deve ter um ano de recuperação em 2022.

Evento pelos 150 anos da Pirelli, em Milão
Evento pelos 150 anos da Pirelli, em Milão
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa pelo aniversário de 150 anos da Pirelli, companhia fundada em 28 de janeiro de 1872.

"O Brasil é um mercado importantíssimo para a Pirelli, assim como a América Latina. É um país ao qual estamos ligados por mais de 80 anos de história. Acreditamos no futuro do país, que é jovem, tem vontade de futuro, e vamos continuar apostando no Brasil", disse o CEO.

Segundo Tronchetti Provera, já é possível enxergar uma "melhora" na situação econômica brasileira. "Acreditamos que será um ano de recuperação e estamos confiantes de que vamos ver o Brasil de volta economicamente", acrescentou.

Os 150 anos da Pirelli foram celebrados com um evento no Piccolo Teatro, em Milão, conduzido pela jornalista e apresentadora de TV Ilaria D'Amico e que mostrou a trajetória da marca ao longo de três séculos diferentes, destacando suas fábricas, as ligações com o esporte e a cultura e a busca por inovação.

"Hoje quisemos percorrer uma jornada através da história, mas com nossos olhares no futuro. Antecipar mudanças é o que a Pirelli tem feito por 150 anos, graças à solidez de sua cultura empresarial e à sua capacidade de ser protagonista do presente", afirmou Tronchetti Provera durante o evento.

A celebração foi precedida por uma contagem regressiva internacional iniciada no último dia 24, no Rio de Janeiro, e que também passou por Xangai, Nova York e Milão, sempre com o logotipo comemorativo revelado no lançamento do Calendário Pirelli de 2022, em novembro passado.

Festividades

A festa desta sexta marcou o início de uma programação de eventos pelos 150 anos da empresa italiana, envolvendo os 12 países onde ela tem presença industrial.

Os projetos também vão englobar os patrocínios esportivos da Pirelli, começando pela Fórmula 1, que volta às atividades em março, além de eventos culturais, compromissos institucionais e lançamentos de novos produtos.

Um dos principais projetos é a publicação do livro "Thinking Ahead. Pirelli: 150 Years of Industry, Innovation and Culture", programado para o segundo trimestre.

O volume será lançado em italiano e inglês e terá a contribuição de personalidades políticas e culturais, como a ministra da Universidade da Itália, Maria Cristina Messa, o celebrado escritor britânico Ian McEwan e o arquiteto italiano Renzo Piano.

A empresa foi fundada por Giovanni Battista Pirelli, que, com apenas 23 anos idade, apostou em algo novo para a época: borracha.

Em seu início, a Pirelli produzia isoladores para telégrafos e cabos que conectavam os pontos mais distantes da Itália, mas cresceu rapidamente e logo passou a fabricar também objetos de uso cotidiano, desde toucas de natação e capas de chuva até pneus para carroças e bicicletas.

Já o envolvimento com o esporte a motor data do início do século 20, quando a equipe Itala, equipada com pneus Pirelli, venceu o pioneiro rali Pequim-Paris de 1907. Hoje a marca está presente em mais de 350 categorias, incluindo a F1, cume do automobilismo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade