Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Partido no poder em Singapura pronto para outra grande vitória eleitoral

3 mai 2025 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido de Ação Popular de Singapura estava a caminho de uma vitória decisiva na 14ª eleição consecutiva no sábado, de acordo com contagens preliminares de votos, já que o PAP parecia pronto para estender seu governo ininterrupto de seis décadas sobre a rica cidade-estado.

Amostras de votação nos 32 distritos eleitorais disputados no sábado mostraram que o PAP venceu em todas as disputas, exceto três. Somando-se às cinco cadeiras já conquistadas pelo PAP por vitória fácil, isso se traduziu em vitórias em 87 das 97 cadeiras parlamentares.

A eleição foi um indicador da popularidade do PAP, que governa desde antes da independência de Singapura, em 1965. A atenção se concentrou em saber se a oposição conseguiria desafiar o forte controle do PAP sobre o poder e obter novos avanços após ganhos pequenos, mas sem precedentes, na última eleição.

O principal partido de oposição, o Partido dos Trabalhadores, parecia pronto para ganhar 10 cadeiras, o mesmo número da última eleição, que foi o maior número obtido por qualquer partido de oposição no centro financeiro asiático.

Embora o PAP tenha vencido consistentemente por ampla margem, com cerca de 90% das cadeiras, sua participação no voto popular é observada de perto como uma medida da força de seu mandato, com o novo premiê Lawrence Wong ansioso para melhorar os 60,1% do PAP na eleição de 2020 — um de seus piores desempenhos já registrados.

O resultado final é esperado para a madrugada de domingo. As amostras da contagem inicial dos votos tinham uma margem de erro de 4%, informou a comissão eleitoral.

O custo de vida e a disponibilidade de moradia em uma das cidades mais caras do mundo foram questões-chave nas eleições de sábado e continuam sendo um desafio significativo para Wong, cujo governo alertou sobre a recessão se a economia dependente do comércio se tornar um dano colateral na guerra contra as altas tarifas dos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade