Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parlamento Europeu dá 1º aval a acordo tarifário com EUA

Texto deve ser votado em plenário na semana que vem

19 mar 2026 - 07h38
(atualizado às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma série de idas e vindas, a Comissão de Comércio Internacional do Parlamento da União Europeia aprovou nesta quinta-feira (19) o acordo tarifário com os Estados Unidos, assinado pelos presidentes Ursula von der Leyen e Donald Trump em julho passado, na Escócia.

Plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo
Plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O texto recebeu 29 votos a favor e nove contrários, além de uma abstenção, e agora será encaminhado ao plenário do Legislativo da UE, onde deve ser votado na semana que vem.

A comissão havia se programado para analisar o acordo em janeiro, mas adiou as discussões em duas ocasiões, primeiro por causa das ameaças de Trump de tomar a Groenlândia, ilha no Ártico pertencente à Dinamarca, país-membro do bloco, e depois por conta da tarifa global de 15% anunciada pelo presidente dos EUA, na esteira da decisão da Suprema Corte americana contra sua política tarifária.

O tratado firmado na Escócia estabelece uma alíquota de 15% para produtos da UE entrarem nos EUA, que, em troca, ganham um regime de tarifa zero para acessar o mercado europeu em determinadas categorias.

Antes da assinatura, Trump chegou a anunciar uma alíquota de 30% contra o bloco, mas aceitou reduzi-la para 15% após o compromisso europeu de investir US$ 600 bilhões nos EUA e comprar US$ 750 bilhões em bens energéticos americanos, sobretudo combustíveis fósseis, ao longo de três anos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade