PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento do Reino Unido declara emergência climática

A medida, no entanto, não é vinculativa para o governo

2 mai 2019 - 16h59
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou nesta quarta-feira (1º) uma moção da oposição trabalhista para declarar "estado de emergência climática" no país.

Protesto em Londres cobra ações eficazes contra as mudanças climáticas
Protesto em Londres cobra ações eficazes contra as mudanças climáticas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida chega em meio a uma série de protestos de jovens e ambientalistas em defesa de ações mais eficazes para combater o aquecimento global.

O objetivo da moção é zerar as emissões de gases nocivos antes de 2050 e aumentar os investimentos em fontes renováveis de energia. Durante os debates na Câmara, o secretário de Meio Ambiente do Reino Unido, Michael Gove, reconheceu a existência de uma emergência, mas descartou a hipótese de declará-la.

A moção não é vinculativa, ou seja, não obriga o governo a adotar nenhuma medida. "Este pode ser o início de uma série de ações. Assumimos o compromisso de trabalhar com outros países para afastar a catástrofe climática e deixar claro a Donald Trump que ele não pode ignorar os acordos internacionais", disse o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, em referência ao Acordo de Paris.

Dezenas de cidades britânicas já declararam estado de emergência climática, como Londres e Manchester, além dos governos da Escócia e do País de Gales.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade