Parlamento aprova eleição no Reino Unido em 12 de dezembro
A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (29) um projeto apresentado pelo primeiro-ministro Boris Johnson para convocar eleições antecipadas para 12 de dezembro.
O texto recebeu 438 votos a favor e 20 contra, graças ao apoio do Partido Trabalhista, cujo líder, Jeremy Corbyn, disse "sim" às eleições antecipadas após a União Europeia ter confirmado o adiamento do Brexit para 31 de janeiro.
Johnson sempre foi contra a prorrogação do prazo para o Reino Unido sair da UE, mas aceitou a mudança da data com a condição de que a oposição concordasse com novas eleições. O projeto que leva o país às urnas ainda precisa do aval da Câmara dos Lordes e da sanção da rainha Elizabeth II, mas essas etapas são meras formalidades.
Algumas emendas ainda tentaram estender o direito a voto aos menores de idade com pelo menos 16 anos e aos cidadãos europeus residentes no Reino Unido, mas acabaram barradas. As medidas poderiam beneficiar partidos europeístas, mas o governo havia ameaçado retirar o pedido por eleições antecipadas se as emendas fossem aprovadas.
Johnson aposta na ampliação da bancada conservadora no Parlamento para garantir a aprovação do acordo com a UE, enquanto a oposição busca voltar ao governo após nove anos e convocar um segundo plebiscito sobre o Brexit.