Parlamentar pró-curdo e principal negociador de paz Onder morre aos 62 anos
Sirri Sureyya Onder, um importante parlamentar pró-partido curdo e figura-chave no processo provisório da Turquia para acabar com a insurgência do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), morreu no sábado aos 62 anos, informou seu partido.
Onder, o vice-presidente do parlamento, estava entre os parlamentares do Partido DEM que recentemente se encontraram com o líder preso do PKK, Abdullah Ocalan, e conversaram na semana passada com o presidente Tayyip Erdogan, em uma tentativa de encerrar um conflito de décadas que matou dezenas de milhares.
Ele foi levado ao hospital há cerca de duas semanas após sofrer um ataque cardíaco e ruptura da aorta, de acordo com o hospital onde estava sendo tratado em Istambul. Após a recuperação dos batimentos cardíacos, ele passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas.
Onder passou 18 dias na UTI, mas morreu devido à falência múltipla de órgãos no sábado, informou o hospital de Istambul.
Conhecido por sua inteligência, poesia e presença pública calorosa, Onder também foi um talentoso diretor e roteirista de obras que misturavam narrativa política com crítica social.
Ele participou ativamente do processo de negociação que levou o PKK a declarar um cessar-fogo unilateral em março. Uma década antes, também desempenhou um papel central como intermediário nas negociações entre o governo de Erdogan e o PKK.
Onder foi preso em 2018 por um discurso considerado "propaganda terrorista" e mais tarde foi julgado no caso dos protestos de Kobani, enfrentando prisão perpétua, mas não foi preso devido à impunidade parlamentar.
Ele também cumpriu pena na prisão na década de 1980 após um golpe militar.