PUBLICIDADE

Mundo

Paquistão convoca embaixador dos EUA após críticas de Trump

Magnata usou Twitter para dizer que não 'daria' mais dinheiro

2 jan 2018 - 08h14
(atualizado às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão convocou na noite desta segunda-feira (1) o embaixador norte-americano em Islamabad, David Hale, apresentando um protesto formal contra as "afirmações hostis" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ministro das relações exteriores convocou embaixador norte-americano para 'protesto formal'
Ministro das relações exteriores convocou embaixador norte-americano para 'protesto formal'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A atitude, que é considerada o mais alto grau de protesto na diplomacia, veio após uma reunião de emergência convocada pelo premier paquistanês, Shahid Khaqan Abbasi, com o Comitê para a Segurança Nacional.

Ontem (1), em seu primeiro tweet de 2018, Trump atacou o Paquistão por suas "mentiras" e por "dar refúgio a terroristas".

"Os Estados Unidos deram ingenuamente ao Paquistão mais de US$ 33 bilhões em ajuda durante os últimos 15 anos, e a única coisa que nos deram são mentiras porque veem nossos líderes como tolos", escreveu na primeira mensagem.

Na sequência, ele escreveu "eles dão refúgio aos terroristas que perseguimos no Afeganistão, e ajudam pouco. ACABOU". A decisão é mais uma das polêmicas recentes com países islâmicos. Além de proibir pessoas de sete nações de maioria muçulmana de viajar aos EUA, Trump "uniu" rivais históricos no Oriente Médio - como Arábia Saudita e Irã - ao declarar Jerusalém como a capital de Israel no início de dezembro.

Não está claro qual foi o motivo que levou Trump a atacar o Paquistão logo no início do ano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade