Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Leão XIV se reúne com estudiosos que pesquisam missa em latim

No ano passado, religioso autorizou retorno do rito à Basílica de São Pedro

5 mar 2026 - 13h03
Compartilhar

O papa Leão XIV recebeu nesta quinta-feira (5), no Vaticano, dois estudiosos: o teólogo Stephen Bullivant e o sociólogo Stephen Cranney, que têm realizado pesquisas sobre os frequentadores da missa tradicional, cuja homilia é celebrada em latim.

    Até o momento, a Sala de Imprensa da Santa Sé não divulgou o conteúdo do encontro.

    O chamado rito romano, também conhecido como Missa Tridentina, historicamente gera divisões dentro da Igreja Católica. Esse rito prevê homilias em latim, com o sacerdote voltado de costas para os fiéis, mas caiu em desuso após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que autorizou celebrações em todos os idiomas.

    Em 2021, o então papa Francisco publicou um motu proprio que proibiu a realização da Missa Tridentina sem autorização expressa da Santa Sé, medida que causou desconforto nas alas mais tradicionalistas do clero. No ano passado, entretanto, Leão XIV autorizou o retorno do rito à Basílica de São Pedro.

    A primeira missa em latim em três anos foi celebrada na Basílica Vaticana em 25 de outubro de 2025, presidida pelo cardeal americano Raymond Leo Burke, referência para a ala mais conservadora da Igreja e crítico de Jorge Bergoglio. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra