Papa Leão XIV receberá Zelensky neste domingo, diz Vaticano
Pontífice planeja mediar esforços de paz entre Rússia e Ucrânia
O papa Leão XIV receberá o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste domingo (18), no Vaticano, após a missa de posse que marcou oficialmente o início de seu pontificado, informou o boletim divulgado pela Santa Sé.
O encontro ocorrerá depois de Robert Francis Prevost ter citado a "martirizada Ucrânia" na recitação da oração Regina Coeli, na Praça São Pedro, e fazer um apelo por uma "paz justa e duradoura".
Nos últimos dias, o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, afirmou que Leão XIV pretende "eventualmente, colocar a Santa Sé à disposição para um encontro direto" entre a Ucrânia e a Rússia.
Segundo o cardeal, a rodada de negociações entre Kiev e Moscou em Istambul foi "trágica", "muito difícil e dramática", porque todos esperavam "que um processo pudesse começar, talvez lentamente, com uma solução pacífica para o conflito, mas ao contrário, estamos de novo no início".
O Papa pretende "eventualmente, colocar o Vaticano, a Santa Sé, à disposição para um encontro direto entre as partes", declarou o representante da Igreja Católica.
Ontem, Zelensky também já havia dito que estaria disponível nos bastidores da missa de posse para se encontrar com "qualquer outro líder mundial" para negociações.
Segundo o embaixador de Kiev na Santa Sé, Andrii Yurash, o presidente ucraniano está disponível para "manter conversas" e falar de um "novo patamar" nas relações entre a Ucrânia e a Santa Sé com a eleição do norte-americano como novo Papa.