Papa Leão XIV recebe cavalo branco de presente
Religioso tem experiência em montaria desde quando vivia no Peru
- O papa Leão XIV recebeu nesta quarta-feira (15), durante a audiência geral no Vaticano, um presente inusitado: um cavalo branco.
Segundo fontes da Santa Sé, o animal ? chamado Proton ? é um puro-sangue árabe cujos ancestrais são originários da Península Arábica. Ele nasceu no mais antigo haras polonês, fundado há mais de 200 anos em Janów Podlaski.
O animal foi doado por um devoto da Igreja de Santo Adalberto, em Londres, com o desejo de que fosse leiloado para arrecadar recursos destinados aos pobres e necessitados.
Robert Prevost, que tem experiência em montaria, costumava usar cavalos como meio de transporte entre vilarejos quando atuava como missionário no Peru.
Desde a eleição de Leão XIV como sucessor do falecido Papa Francisco, imagens do Santo Padre montado a cavalo viralizaram nas redes sociais.
Na ocasião, uma religiosa da Diocese de Chiclayo ? mesma diocese que ele saudou do balcão central da Basílica de São Pedro e onde serviu como bispo ? revelou que o pontífice costumava "pegar o cavalo e ir até a região da Serra do Norte, uma área montanhosa dos Andes", para prestar auxílio aos moradores locais após as fortes chuvas causadas pelo fenômeno El Niño no Peru.