Papa Leão XIV celebra missa que marca início de seu pontificado
Prevost rezou em túmulo de São Pedro e recebeu símbolos papais
O papa Leão XIV celebra na manhã deste domingo (18), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, os ritos da missa de inauguração de seu pontificado.
Robert Francis Prevost entrou na Praça São Pedro a bordo do papamóvel e saudou a multidão de fiéis presentes, incluindo dezenas de líderes mundiais, como o presidente da Itália, Sergio Mattarella, a premiê Giorgia Meloni, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que o celebravam como o 267º pontífice da Igreja Católica.
Além dos representantes da delegação italiana, J.D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, país de origem de Prevost, e o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a líder da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também estiveram presentes.
Após fazer um giro, o religioso entrou na basílica, rezou diante do túmulo de São Pedro e seguiu em procissão até a praça, onde foi recebido pelos aplausos dos presentes e fez a primeira oração. Na sequência, aspergiu água benta para abençoar todos os fiéis.
Uma imagem da Nossa Senhora do Bom Conselho foi o ícone mariano escolhido para ser colocado no altar, enquanto que uma tapeçaria representando o episódio da pesca milagrosa do Evangelho, que simboliza o convite de Cristo a Pedro e aos outros apóstolos para se tornarem "pescadores de homens", foi disponibilizada no portal da basílica.
Após a proclamação do Evangelho, o cardeal filipino Luis Antonio Tagle aproximou-se de Leão XIV para a imposição das insígnias episcopais "petrinas": o pálio e Anel do Pescador.
Os dois símbolos foram levados em procissão até o altar na Praça São Pedro. Dentro do anel do pescador está a inscrição Leão XIV, enquanto que na parte externa pode ser vista a imagem de São Pedro com as chaves e a rede.
O pálio é feito de lã branca, símbolo do bispo como bom pastor e, ao mesmo tempo, "do Cordeiro crucificado pela salvação da humanidade", como explica o escritório para celebrações litúrgicas.
A faixa repousa sobre os ombros, sobre a casula, a vestimenta litúrgica, e possui duas abas pretas penduradas na frente e atrás, é decorado com seis cruzes de seda preta e é guarnecido, na frente e atrás, com três alfinetes representando os três pregos da cruz de Cristo.
O rito concluiu-se com a oração ao Espírito Santo, para que enriqueça o novo Pontífice com a força e a mansidão, a fim de manter os discípulos de Cristo na unidade da comunhão.
Visivelmente emocionado, Prevost olhou para o anel várias vezes, piscando para conter as lágrimas e olhando para o céu.
O primeiro pontífice norte-americano foi eleito líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo no último dia 8 de maio, no segundo dia de um dos conclaves mais curtos da história recente da Igreja Católica, após a morte do papa Francisco, em 21 de abril.