PUBLICIDADE

Mundo

Pandemia de coronavírus "não mostra sinais de desaceleração" nas Américas, diz Opas

21 jul 2020 - 13h39
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A pandemia do novo coronavírus não mostra "sinais de desaceleração" nas Américas, disse a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta terça-feira diante da chegada do vírus nas Guianas na costa nordeste do continente e em meio a picos na Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

Morador de rua caminha por via vazia durante quarentena em La Paz, na Bolívia
17/07/2020
REUTERS/David Mercado
Morador de rua caminha por via vazia durante quarentena em La Paz, na Bolívia 17/07/2020 REUTERS/David Mercado
Foto: Reuters

Carissa Etienne disse em um briefing virtual da sede da Opas em Washington que alguns países da América Central estão registrando seu maior aumento semanal de casos desde a chegada do vírus.

Ela acrescentou que, devido ao alto fardo de doenças infecciosas e condições crônicas nas Américas, três em cada dez pessoas --325 milhões-- estão correndo "risco aumentado" de desenvolver complicações pela Covid-19.

"O impacto de comorbidades na disseminação do vírus deveria ser um grito de alerta a todos os países das Américas: usem dados para adaptar sua reação e fazer da saúde sua maior prioridade", disse.

Ela ressaltou os 900 mil casos novos e as quase 22 mil mortes relatadas na região ao longo da semana passada, a maioria no Brasil, México e Estados Unidos.

Etienne disse que há locais dignos de elogio: Chile, Argentina e Uruguai fizeram um "progresso importante" no fortalecimento da vigilância contra a gripe e os programas de vacinação e houve uma circulação "muito baixa" da gripe neste ano, também ressaltando o valor das medidas de prevenção contra a Covid-19, como lavar as mãos e manter o distanciamento social.

Ela disse que vários países caribenhos implantaram restrições de viagem eficazes para controlar focos de surto, e como resultado conseguiram retomar as viagens não-essenciais.

Mas autoridades da Opas alertaram que reabrir para atrair a renda do turismo é algo a ser feito gradualmente e que fazer exames antes de viajar pode criar uma sensação de segurança falsa.

As autoridades acrescentaram que, embora os desenvolvimentos de vacinas sejam auspiciosos, ainda podem surgir problemas durante o processo prolongado de disponibilizá-las às populações e que a prevenção deve continuar sendo a prioridade para os governos das Américas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade