Outro terremoto, de 6,1 graus, atinge águas do Pacífico no sudoeste de Tonga
Um terremoto de 6,1 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu nesta sexta-feira as águas do Pacífico ao sudoeste do arquipélago das ilhas Tonga, horas depois que outro terremoto de 7,2 graus foi registrado na região, mas não há informações sobre vítimas.
O hipocentro do terremoto foi localizado a 74 quilômetros de profundidade e a 486 quilômetros ao Nuku'alofa, em Tonga, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de ondas gigantes.
Horas antes, um terremoto de 7,2 graus foi registrado a uma profundidade de 9 quilômetros e a 108 quilômetros ao leste de Hunter, em Nova Caledônia, que originou um alerta de tsunami em Nova Caledônia, Vanuatu e Fiji cancelado minutos depois.
Várias ilhas do Pacífico Sul se assentam sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por 7 mil tremores ao ano, a maioria moderados.
Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram em Tonga e Samoa após o tsunami provocado por dois terremotos simultâneos de 8 e 8,1 graus de magnitude.