PUBLICIDADE

Oriente Médio

Sírios decidiram que Assad deve concorrer à eleição, diz ministro

7 jan 2014 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministro da Informa&ccedil;&atilde;o da S&iacute;ria, Omran Zoabi, durante coletiva de imprensa em Damnasco</p>
Ministro da Informação da Síria, Omran Zoabi, durante coletiva de imprensa em Damnasco
Foto: Khaled al-Hariri / Reuters

O ministro da Informação da Síria afirmou nesta terça-feira que o povo decidiu que o presidente Bashar al-Assad deve ser indicado para outro mandato e vai fazer pressão para que ele concorra nas eleições deste ano. Essa foi a mais forte indicação feita até agora de que Assad pretende estender seu poder, o que deve enfurecer políticos de oposição e combatentes que lutam há quase três anos para pôr fim a seu governo.

A situação de Assad em qualquer ordem política futura na Síria tem sido uma pedra no caminho para conseguir colocar ambos os lados juntos numa conferência de paz marcada para dia 22 de janeiro em Genebra.

Em uma entrevista à imprensa transmitida pela TV, o ministro Omran Zoabi afirmou que a decisão de Assad é pessoal e ainda não foi anunciada, mas que as ruas da Síria querem que ele concorra. "Eu posso garantir a vocês que há uma decisão popular síria para nomear o presidente Bashar al-Assad à Presidência da República", disse. "É sua decisão pessoal, que diz respeito a ele pessoalmente, mas eu também garanto a vocês que a rua da Síria vai pressionar o presidente Bashar al-Assad a se candidatar à Presidência da República". 

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade