PUBLICIDADE

Oriente Médio

Guerra causou danos de US$ 670 milhões a escolas na Síria

Conflito também resultou na morte de 500 estudantes e funcionários do sistema educacional

7 jan 2014 - 12h18
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Meninos sírios se dirigem para escola em Arbeen, subúrbio de Damasco, em 1º de janeiro
Meninos sírios se dirigem para escola em Arbeen, subúrbio de Damasco, em 1º de janeiro
Foto: Reuters

A guerra na Síria causou em 2013 danos estimados em 100 bilhões de libras sírias (US$ 670 milhões) a escolas do país e a morte de 500 estudantes e funcionários do sistema educacional, afirmou nesta terça-feira o jornal Techrine. Até o momento, 4 mil escolas foram destruídas e muitas outras sofreram prejuízos, mas não podem ser reparadas devido aos combates e à situação de insegurança.

"O ministério da Educação atuou desde o início do ano escolar para garantir a continuidade da educação e transferir os estudantes e os professores das regiões atingidas para outras mais tranquilas", afirma o jornal. "O governo também tem agido para encontrar alternativas para as famílias dos refugiados, para poder evacuar as escolas de modo que possam ser utilizadas para os estudos", destacou o jornal.

As escolas particulares poderão obter empréstimos para reabilitar os estabelecimentos.

A Síria tinha mais de 20 mil escolas em 2010. Segundo a UNICEF, desde então uma em cada cinco escolas sofreu danos, foi destruída ou utilizada para alojar famílias deslocadas. E, desde o ano passado, milhares de crianças entre 6 e 15 anos não puderam assistir às aulas, segundo a ONU.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade