PUBLICIDADE

Oriente Médio

Secretário-geral da ONU e chanceler sírio discutem em conferência de paz

22 jan 2014 - 16h34
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante discurso aos participantes da conferência de paz da Síria
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante discurso aos participantes da conferência de paz da Síria
Foto: Reuters

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, se desentendeu brevemente com o ministro das Relações Exteriores da Síria nesta quarta-feira, quando tentou encurtar o discurso da autoridade síria durante a conferência internacional de paz.

O chanceler Walid al-Moualem já havia falado o dobro do limite de 10 minutos nas negociações que ocorrem na Suíça quando Ban o interrompeu para pedir que concluísse seus comentários, mas a intervenção se mostrou infrutífera.

"Você falou por 25 minutos", Moualem revidou. "Eu peguei um voo de 12 horas para cá. Preciso de alguns minutos para terminar o meu discurso", retrucou o sírio.

"Você poderia apenas concluí-lo em um ou dois minutos?", persistiu o secretário-geral.

"Não, não posso prometer. Preciso terminar o meu discurso", respondeu Moualem, que usou seu pronunciamento para acusar os rebeldes de estripar mulheres grávidas, estuprá-las vivas ou mortas e de bombardear mesquitas.

O chanceler sírio, Walid Muallem, na chegada a Montreaux, cidade que sedia Genebra 2, nome pelo qual ficou conhecida a conferência de paz para a Síria
O chanceler sírio, Walid Muallem, na chegada a Montreaux, cidade que sedia Genebra 2, nome pelo qual ficou conhecida a conferência de paz para a Síria
Foto: Reuters

Ele também disse aos participantes que cabe aos sírios escolher seu líder e não às potências estrangeiras, que pedem a renúncia do presidente Bashar al-Assad.

Ban afirmou que teria de dar aos outros oradores mais tempo se Moualem não parasse, um apelo que também fracassou em impressionar o ministro sírio.

"Você mora em Nova York, eu moro na Síria. Eu tenho o direito de dar a versão síria aqui nesta sala. Esse é o meu direito."

Dez minutos depois, sem um encerramento à vista, o secretário-geral tentou novamente.

"Vou terminar uma frase", disse Moualem.

"Uma frase ou duas. Apenas mantenha a sua promessa, uma frase", pediu Ban.

"A Síria sempre cumpre sua promessa", respondeu o chanceler, cerca de um minuto antes de concluir seu contundente discurso de 35 minutos.

No início das negociações, que têm como objetivo encerrar o conflito na Síria que já dura quase três anos, Ban instou os participantes a "abster-se de linguagem que poderia minar as chances de sucesso na conferência" e a se ater rigorosamente ao tempo destinado a cada um.

"Lamento dizer que, desde o início, esse espírito construtivo e as regras que eu firmei, e que vocês concordaram, foram quebrados... Eu espero que isso não se repita."

"Por favor, evitem fazer qualquer acusação de quaisquer países específicos e se abstenham de comentários inflamados que podem desnecessariamente provocar os países participantes de boa fé. Eu realmente apelo a todos vocês", disse Ban aos participantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade