PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rival político de Sharon, Netanyahu diz que ex-premiê foi "bravo lutador"

11 jan 2014 - 13h58
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ariel Sharon (esq.) e o ent&atilde;o ministro das Finan&ccedil;as Benjamin Netanyahu participam de encontro em 2005</p>
Ariel Sharon (esq.) e o então ministro das Finanças Benjamin Netanyahu participam de encontro em 2005
Foto: POOL / REUTERS

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado que a "memória de Ariel Sharon está gravada no coração do povo de Israel", pouco após tomar conhecimento da morte do ex-premiê.

"Ariel Sharon teve um papel central na luta pela segurança do Estado de Israel ao longo de toda sua história, era um bravo lutador e um grande militar", afirmou Netanyahu em nota oficial.

Netanyahu, que em 1999 foi sucedido à frente do partido Likud por Sharon, com quem depois teve um forte rivalidade política em torno da remoção dos colonos judeus da Faixa de Gaza, acrescentou que "sua memória estará gravada para sempre no coração do povo de Israel".

Por sua vez, o presidente de Israel, Shimon Peres, que após anos de rivalidade política com Sharon o apoiou e acompanhou na criação do partido Kadima, em 2005, o descreveu como "um soldado valente e político atrevido que não conheceu o medo".

A morte de Sharon desencadeou uma onda de reações em todo o espectro político local.

Ehud Olmert, sucessor de Sharon na chefia do Governo e do partido Kadima após este entrar em coma, afirmou que "Arik", como era conhecido popularmente, "sempre esteve na linha de frente, na qual se decidia o destino do povo de Israel".

Sharon faleceu no começo da tarde no hospital onde estava internado desde 2006, quando um derrame cerebral o deixou em coma e o afastou da chefia do Governo israelense.

Veja a trajetória do ex-premiê israelense Ariel Sharon em fotos

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade