PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU confirma mais de 100 mil mortes na guerra civil síria

25 jul 2013 - 12h37
(atualizado em 4/12/2013 às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem passa por corpos ao lado de rio em Aleppo, em 29 de janeiro de 2013
Homem passa por corpos ao lado de rio em Aleppo, em 29 de janeiro de 2013
Foto: AP

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou nesta quinta-feira que mais de 100 mil pessoas já morreram na Síria, antes de se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, para falar sobre a "terrível" situação nesse país do Oriente Médio.

Em entrevista à imprensa antes do encontro, Ban antecipou que o tema principal da reunião seria a "terrível" situação na Síria, onde - disse - já morreram mais de 100 mil pessoas e milhões foram obrigadas a deixar seus lares e buscar refúgio.

Até agora, os números da ONU falavam de mais de 93 mil mortes desde o começo da crise em março de 2011, mas, há algumas semanas, o Observatório Sírio de Direitos Humanos tinha elevado o número para mais de 100 mil.

"Temos que acabar com isto. As ações militares devem cessar e é imperativo realizar a conferência de paz de Genebra o mais rápido possível", destacou Ban sobre a iniciativa impulsionada por Kerry e pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Após agradecer a lideração do secretário do Estado em máteria de paz e segurança mundial, disse que tanto ele como seu representante especial, Lakhdar Brahimi, não pouparão esforços para que a reunião de Genebra seja realizada o "mais rápido possível".

Washington e Moscou propuseram em maio a realização de uma cúpula internacional em Genebra sem que até o momento os esforços diplomáticos tenham permitido que haja acordos sobre os termos da reunião.

Além da reunião com Ban e de presidir a sessão ministerial do Conselho de Segurança sobre a região dos Grande Lagos da África, Kerry aproveitará sua viagem a Nova York para se reunir com o novo líder da Coalizão Nacional Síria (CNS), Ahmad Agarrai Yarba.

Ban Ki-moon se encontra com o chanceler americano, John Kerry, na sede da ONU em Nova York
Ban Ki-moon se encontra com o chanceler americano, John Kerry, na sede da ONU em Nova York
Foto: AP

No terreno, o chefe dos especialistas que averiguarão o uso de armas químicas, Ake Sellström, e a Alta Representante para o Desarmamento, Angela Kane, se encontram em Damasco para combinar com as autoridades os termos e condições de sua investigação.

Com relação a Síria, Ban disse hoje que também tinha previsto abordar com Kerry o processo de paz no Oriente Médio e perante a imprensa, elogiou o trabalho e compromisso do secretário de Estado para revitalizar o processo de paz entre palestinos e israelenses.

"Somente as partes podem tomar decisões, decisões duras, portante peço aos líderes da Palestina e Israel que aproveitem essa oportunidade e respondam de forma positiva e com coragem", acrescentou o secretário-geral.

A visita de Kerry a Nova York ocorre durante uma semana de esforços por concretizar a data da primeira reunião em Washington entre negociadores israelenses e palestinos para retomar as conversas de paz, estagnadas desde 2010.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade