Olmert: Israel abrirá 'corredor humanitário' em Gaza
Israel vai abrir um "corredor humanitário" na Faixa de Gaza, anunciou o gabinete do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, na madrugada desta quarta-feira.
» Fotos: Israel ataca Faixa de Gaza 
» Engano mata 3 soldados israelenses 
» Gaza sofre sem comida e energia
» Gaza: ataque mata 40; vítimas são 635
» Entenda · Mapa · Cronologia · Opine
"Com o objetivo de prevenir uma crise humanitária na Faixa de Gaza, o premier Ehud Olmert decidiu adotar uma proposta dos responsáveis de segurança de abrir um corredor humanitário para poder ajudar a população", informa o comunicado do gabinete do primeiro-ministro.
"Isso implica a abertura de setores geográficos por períodos limitados de tempo, durante os quais a população estará em condições de receber ajuda", acrescenta.
Os detalhes exatos do programa serão estabelecidos pelo coordenador israelense encarregado das operações civis, que é subordinado ao Ministério da Defesa.
As agências da ONU e as organizações humanitárias denunciaram uma crise humanitária "total" na Faixa de Gaza, um território pobre e superpopuloso, onde a população civil se encontra presa sem a possibilidade de fugir, enquanto que a ajuda de emergência está bloqueada pelos incessantes combates.