PUBLICIDADE

Oriente Médio

Lavrov: ONU vai reagir se a Síria violar compromissos

14 set 2013 - 11h07
(atualizado às 11h34)
Compartilhar

O Conselho de Segurança da ONU reagirá se a Síria violar seus compromissos sobre as armas químicas, declarou neste sábado o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

"No caso de as exigências (da Convenção de Proibição de Armas Químicas) não serem respeitadas ou de armas químicas serem utilizadas por parte de quem quer que seja, o Conselho de Segurança da ONU tomará medidas dentro do capítulo 7" da carta das Nações Unidas sobre o uso da força, acrescentou.

Lavrov se referiu à seção da carta que prevê, entre outras coisas, o possível uso da força militar.

O chanceler russo também disse que a veracidade das denúncias sobre supostas violações da Convenção por parte de Damasco serão verificadas.

"Obviamente, isto não quer dizer que temos que acreditar de pés juntos em todo caso de violação denunciado ao Conselho de Segurança. Cada um deles terá de ser investigado. Tentaremos confirmar a autenticidade", disse.

Estados Unidos e Rússia chegaram neste sábado, em Genebra, a um acordo para destruir o arsenal químico da Síria que obrigue Damasco a apresentar uma lista de suas armas no prazo de uma semana. O acordo também estabelece uma resolução da ONU, com a possibilidade de recorrer à força, caso o regime não cumpra seus compromissos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade