PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã: presidente eleito diz que Israel é ferida que precisa ser curada

2 ago 2013 - 06h55
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Rohani em imagem do dia 17 de junho
Rohani em imagem do dia 17 de junho
Foto: Reuters

O presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, que neste fim de semana assumirá suas funções, disse nesta quinta-feira que Israel é uma "ferida" no mundo islâmico que precisa ser curada.

"O regime sionista é uma ferida infligida há anos no corpo do mundo islâmico que precisa ser curada", disse Rohani à imprensa durante o dia anual Al-Quds.

Rohani, um clérigo considerado moderado no mundo político iraniano, também disse ser pessimista sobre a tentativa dos Estados Unidos de retomar as negociações entre Israel e os palestinos. "Israel continua com sua natureza agressiva" e as negociações "são uma boa oportunidade para projetar uma aparência pacífica", disse Rohani.

Multidão participa de protesto em Teerã no Dia Mundial de Al Quds (Jerusalém)
Multidão participa de protesto em Teerã no Dia Mundial de Al Quds (Jerusalém)
Foto: EFE

Por sua vez, o presidente em fim de mandato do Irã, Mahmud Ahmadinejad, advertiu nesta sexta-feira que há uma "tempestade" na região para eliminar Israel. "Informo a vocês, tendo Deus como testemunha, que uma tempestade devastadora está a caminho para eliminar as bases do sionismo", disse Ahmadinejad em um discurso do dia anual Al-Quds de apoio à causa palestina. Israel "não tem lugar nesta região", acrescentou diante de uma multidão em Teerã para a celebração.

As imagens da televisão estatal mostraram centenas de milhares de pessoas desfilando em cidades de todo o país cantando "Morte a Israel" e "Morte à América". O Irã organiza em todo o país manifestações contra Israel por ocasião do dia anual Al-Quds, celebrado todos os anos desde a revolução islâmica de 1979 na última sexta-feira do Ramadã, o mês de jejum muçulmano, para apoiar a causa palestina.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade